Alguém pode me ajudar?
Boa noite, sou principiante e tenho tido muito trabalho, mas sem êxito nas buscas por um registro. Meu avô materno, MANOEL **** DE CASTRO, português, nascido em 20 de outubro de 1890, passaporte expedido em Aveiro em 1911, casou-se com minha avó REGINA ALVES, brasileira, nascida em 19 de outubro de 1895, no Rio de Janeiro RJ, antigo Distrito Federal. O casal teve cinco filhos, sendo que a primeira filha nasceu em 1914. Em todos os registros de seus filhos consta o estado civil de casado, no entanto, não encontrei o seu casamento no período provável de sua ocorrência( 1911/1914). Estou disposto a contratar o serviço, tal a importância deste registro. Sou terceira idade e tudo se torna urgente. Não me falta empenho, mas sou incompetente para este assunto. Conto com ajuda. Obrigado.
.
Respostas
-
Bom dia, sr Mauricio!
Uma dúvida: O Senhor procurou procurou também nos arquivos de Igrejas? Estava com dificuldade de encontrar alguns casamentos em minha árvore, mas depois descobri que eles realizaram-se apenas eclesiasticamente, sem ocorrer no Registro Civil. Uma coisa que pode ter acontecido é o casamento ter se dado em uma capela ou comunidade que talvez não tenha sido digitalizada.
Mas vamos, por partes! O senhor conseguiu encontrar o batismo dos filhos, ao menos?
Fico no aguardo das respostas para tentar ajudá-lo!
Atenciosamente,
Vinícius
0 -
Bom dia, obrigado por se interessar pelo assunto. Não busquei nenhum batismo, pois os registros civis foram localizados e os cinco filhos, entre os quais, minha mãe nasceram nos anos de 1914, 1915, 1920, 1925 e 1928 e por já serem falecidos fica difícil, sem este elo, saber de detalhes, como igrejas, que por ventura poderiam ter sido batizados. .
1 -
Estimado Sr. Maurício,
Os links abaixo contêm os livros de registo dos passaportes conferidos pelo governo civil de Aveiro nos anos: 1910, 1911 e 1912. Clique sobre eles para achar o passaporte de seu avô.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G59M-Q2X?wc=M61R-NPF%3A218975501&cc=1923672
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-959M-3WZ?wc=M61R-J23%3A218975401&cc=1923672
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-959M-SGW?i=4&wc=M61R-JPX%3A218973501&cc=1923672
0 -
Entendi... Todos os filhos nasceram no Rio de Janeiro? Caso positivo, creio que infelizmente a melhor solução seria sair a procura destes registros de batismo. Recomendo que entre em contato com o Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro e explique sua situação caso queira uma resposta mais rápida, ou faça a busca manual pelo catálogo do FamilySearch (que é bem extenso e pouco indexado, infelizmente).
Caso negativo, recomendo que busque pelo batismo do filho mais velho que encontrar. Lá talvez conste a diocese e a igreja em que ocorreu o casamento.
O senhor também pode fazer a busca pelos documentos e passaportes de seu avô pelo site tombo.pt. Às vezes, uma pesquisa reversa, isto é, partindo do passado em direção ao presente, pode trazer bons frutos.
Esta informação de que eles se casaram no RJ consta em que certidão? É de óbito de um deles? Ou de nascimento da filha? Algumas vezes especificavam o distrito de nascimento, noutras, somente a cidade.
1 -
Obrigado, Sr. Vinicius, por dar feedback. O status de casado consta em todas as certidões de nascimento dos cinco filhos, do óbito da avó Regina, no próprio atestado de óbito, em que consta como viúvo de Regina Alves de Castro. Não temos conhecimento de que meu avô tenha vivido em outro lugar diferente do Distrito Federal. No período do pressuposto casamento ele morava na Real Grandeza, em Botafogo, e ela no Humaitá. Estabeleci o período de 1911 a 1914, pois a primeira data é a do ano em que tirou passaporte em Aveiro e a segunda a do nascimento de sua primeira filha, Nadir. Obrigado.
1 -
O Senhor conseguiu estes registros pelo FamilySearch ou no cartório? Algumas vezes, os do FamilySearch apenas constam como "casado", enquanto os originais podem constar nas averbações os dados exatos do casamento (isto é, o distrito, a data, o livro, o termo, a folha, etc). Porém não há garantia.
Não sei se o senhor encontrou o nascimento original de sua avó ou se a data que o sr apresentou foi tirada de algum outro documento, como o óbito, por exemplo. Caso não tenha encontrado, recomendo que busque pelo assento pois pode conter alguma averbação ao lado do registro, como algo do tipo "Casou no distrito X aos dias Y do mes Z de 1900".
Caso tenha procurado em todas estas opções e não tenha encontrado nada, recomendo que faça a busca pelo assento no religioso do casamento e dos batismos, começando nas igrejas próximas à morada de um dos pais (Eu começaria especialmente pelas igrejas próximas à residência da mãe, mas não há garantia.).
Em algumas igrejas, eram escritos os índices dos batismos nas primeiras páginas, mas infelizmente não são todas que tinham este costume.
O senhor pode tentar também procurar por publicações matrimoniais em jornais antigos, como o jornal carioca Correio da Manhã, cuja publicação começou em 1901. Este jornal e muitos outros jornais cariocas que podem possivelmente conter a publicação estão disponíveis na Hemeroteca Nacional Digital, site:https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/.
Pelo fato de o senhor ter uma data estabelecida, caso o senhor venha a entrar em contato com a Cúria da Arquidiocese do RJ, recomendo que explique toda esta situação. Eles pedem pela Igreja, mas como o senhor já tem uma data determinada, talvez o senhor possa conseguir fazer mais de uma pesquisa sem pagar tanto.
O senhor pode tentar ligar nos cartórios do RJ para fazer a procura. Se eles já tiverem sido informatizados, talvez o senhor não precise pagar.
Atenciosamente,
Vinícius
0