Ajuda na busca por um registro: óbito de Senhorinha Maria da Conceição, ocorrido em 1912 ou 1913
Olá.
Eu estou em busca do registro de óbito da minha bisavó Senhorinha Maria da Conceição, que era casada com Napoleão Martins de Araújo. Eu sei pouca coisa sobre eles, mas vou tentar compartilhar o que sei.
Napoleão e Senhorinha viveram numa fazenda chamada Tombador, de propriedade de Aristhenes Diógenes. Pelas pesquisas que fiz, encontrei essa localidade em Iracema, Ceará. Só que Iracema já fez parte do município de Pereiro, CE.
Meu avô e seus irmãos se separaram porque seus pais faleceram quando ainda eram muito jovens. Senhorinha suicidou-se e Napoleão teve sofreu um infarto meses depois.
Os filhos dele foram criados por outras famílias e sabemos muito pouco (quase nada) sobre eles. Sabemos que os únicos irmãos que foram criados juntos foram Raimundo e Antônio, que moraram na cidade de Pereiro, Ceará numa fazenda chamada Trigueiro, de propriedade de um senhor chamado José Diógenes, que era padrinho do meu avô Raimundo.
Os relatos do meu avô (já falecido) e de outras pessoas da família dão conta de que Senhorinha tirou a sua vida quando o seu filho mais novo, Antônio, ainda era lactente. Antônio nasceu em 20 de setembro de 1912.
O registro de batismo do meu avô diz que ele nasceu em **** dos Ferros, no ano de 1904. Registro abaixo:
Buscando nos livros de **** dos Ferros disponíveis no Family Search, encontrei que uma irmã dele, chamada Abigail, foi batizada em **** dos Ferros no ano de 1905, mas não informa o local de nascimento. Segue registro:
Como relatado acima, não encontramos registro do filho mais novo de Senhorinha e Napoleão em **** dos Ferros.
Eu solicitei uma busca do óbito de Senhorinha nos livros de registro civil da cidade de **** dos Ferros há dois meses, mas não obtive resposta. Também solicitei buscas nas cidades do Rio Grande do Norte vizinhas a **** dos Ferros, e nada.
A minha esperança é que o óbito de Senhorinha tenha sido registrado em Pereiro, Ceará ou em Iracema, Ceará. Mas outro problema aparecem: os documentos de registros civis de Pereiro e de Iracema estão no Arquivo Público do estado do Ceará e o prédio do arquivo está em reforma e sem previsão de conclusão, o que impede a busca.
Só que os livros de registro civil de Pereiro estão no Family Search, mas bloqueados para consulta. Na minha cidade, Sobral, os Centros de História da Família estão fechados e ninguém responde aos emails nem aos comentários nas páginas do Facebook. Os números de telefone estão todos inválidos. Tentei agendar uma hora em um Centro de História da Família em Fortaleza e os mesmos problemas estão acontecendo: telefones inválidos e não há respostas aos emails ou comentários nas redes sociais.
Assim, estou aqui para pedir ajuda a algum voluntário. Será que alguém aqui que tenha acesso aos documentos que estão bloqueados para acesso pelo público geral poderia fazer uma pesquisa sobre o registro de óbito de Senhorinha Maria da Conceição?
A busca seria nos registros civis de óbitos das cidade de Pereiro, Ceará, Brasil e Iracema, Ceará, Brasil.
Link para o livro de óbitos de Pereiro -> https://www.familysearch.org/search/film/008157419?cat=593284
Link para o livro de óbitos de Iracema -> https://www.familysearch.org/search/film/008157402?cat=592788
O óbito deve ter ocorrido entre setembro de 1912 e setembro de 1913 (talvez um pouco depois). Os nomes podem aparecer trocados: Senhorinha Maria da Conceição, Maria Senhorinha da Conceição, etc.
Adoraria eu mesmo fazer a pesquisa, mas não consigo - por mais que eu tente.
Eu agradeço desde já a atenção de todos aqui.
Um grande abraço,
Marcos
Comentários
-
Agradeço a todos. Já consegui pesquisa.
0