Dúvida sobre indexação de nomes incompletos
Boa noite! Sou iniciante em indexação (menos de 300) e, pelo que entendi até o momento sobre indexação, não devemos "deduzir" o nome da pessoa a ser indexada. Entretanto tenho visto vários registros de nomes que são "completados". Para esclarecer vou citar um exemplo: em uma determinada imagem aparece o nascimento de uma criança e que foi registrada com o nome de José (somente o nome, sem sobrenome). Eu tenho colocado apenas o nome que consta na imagem, ou como nesse exemplo, apenas "José" (com ou sem acento). Porém em "vários" registros noto que os nomes são completados com os sobrenomes do pai e da mãe.
Já havia notado isso, porém hoje ficou mais nítido ao pesquisar familiares na Espanha, em que todos são indexados com nome e sobrenome, apesar de nas imagens constarem apenas os nomes (tanto em nascimentos quanto em falecimentos).
Gostaria que alguém mais experiente pudesse me auxiliar nessa dúvida: devo ou não acrescentar os sobrenomes?
obrigado.
Reinaldo M.Galhardo
Respostas
-
Prezado Reinaldo,
Ficamos felizes por sua pergunta!
Digite os nomes conforme aparecem no documento. Não corrija erros de ortografia nem expanda abreviações, a menos que as instruções do projeto indiquem o contrário.
Às vezes, o registro não inclui o nome de uma pessoa. Por exemplo, o nome de uma criança falecida pode aparecer como "natimorto", "bebê", "criança" ou "filho de [nome dos pais]". Não indexe esses termos ou frases no campo Nomes.
Às vezes, você pode encontrar nomes em mais de um lugar em um documento. Digite a versão mais completa do nome no campo de indexação. Se você não pode determinar se um nome é um nome ou sobrenome, digite-o no Campo Nomes.
Clique no link abaixo para obter mais informações sobre:
Como posso indexar sobrenomes?
Como posso indexar pseudônimos e outras variações de nome?
Também gostaríamos de informá-lo da opção - "Centro de Ajuda do FamilySearch, representado por este sinal (?). Ao clicar neste sinal, você vai obter mais ajuda como iniciante da indexação. São artigos de conhecimento que amplia o aprendizado de indexação, entre outros.
Esperamos que as informações possa ter respondido sua pergunta.
Estamos à disposição para ajudá-lo em qualquer problema e queremos que sua experiência com a indexação seja a melhor possivel. Fique à vontade para nos contatar sempre que precisar de ajuda.
2