Boa tarde, pessoal Estou querendo saber sobre o pai do meu bisavô paterno. Meu bisavô se chamava Fr
Respostas
-
Boa tarde Luciana!
Você sabe a religião deles? Caso tenham sido católicos, recomendo que mande um email para a diocese na qual está localizada Langenlois. O email é pfarre.langenlois@aon.at . Explique seu caso, diga o nome de seu bisavô e data de nascimento. Eles provavelmente realizarão a busca. Na busca no acervo do Instituto Martius-Staden (http://www.martiusstaden.org.br), eles possuem o nome de um Claudius Traunfellner, austríaco. Recomendo que crie uma conta no site da instituição e que então mande um email pedindo os documentos em questão. O Acervo Nacional possui um processo de naturalização de Friedrich Carl Traunfellner, talvez possam ser parentes, recomendo que mande um email explicando sua situação e fornecendo o nome de Friedrich para consultas@arquivonacional.gov.br
Recomendo fortemente que procure também no site www.genteam.at . Eles possuem documentos alemães e austríacos. Numa rápida pesquisa é possível encontrar várias pesquisas no nome de Franz Traunfellner, porém é necessário verificar um a um a data e localidade para então ter certeza do quem se trata.
Você sabe se o sr Franz casou-se aqui ou no Brasil? Caso tenha sido aqui, recomendo que procure a certidão de casamento pela data e localidade no FamilySearch. Se você souber onde e quado nasceu algum dos filhos dele (seu avô/avó), procure pela certidão de nascimento deles, deve constar o nome dos avós paternos, pais de Franz.
Por último, recomendo que procure no Catálogo do FamilySearch pela certidão de óbito do próprio Franz aqui no Brasil, utilizando a data e local.
Espero que alguma dessas dicas lhe seja útil, quaisquer dúvidas estou à disposição. Boa sorte e forte abraço!
0 -
Bom dia, Vinícius
Muito obrigada pelas tuas dicas e pelo teu retorno. Realmente estou muito curiosa para saber. Eu achei a certidão de casamento do meu bisavô Franz (Francisco) Traunfellner com a minha bisavó Gustava Hoff. Eles casaram no Brasil, na Barra do Ribeiro-RS em 1928. Soube também que ele veio para o Brasil em 1926. Descobri com a certidão de casamento deles que o pai do Franz se chamava Sebastian e a mãe dele Leopoldina Traunfellner e já acrescentei eles a minha árvore. Mas é só! e o resto? ele não tinha irmãos? tios? e os pais do Sebastian e da Leopoldina? qual nome de solteira da Leopoldina e as datas de nascimentos deles?
O Franz e a Gustava (meus bisavós paternos) foram visitar os parentes na Austria em 1958 e nessa última viagem ele faleceu no navio argentino Alberto Dodero, em meio ao oceano atlantico no dia 13/10/1958 e foi enterrado na minha terra natal: Cachoeira do Sul, onde morava.
O Franz nasceu em Langenlois, Krems an der Donau, Áustria em 28/11/1899. Não consegui achar nada da certidão de nascimento dele, é bem difícil mas vou seguir teus conselhos e mandar e-mail para a diocese de Langenlois. Ahhhh acho que eles eram católicos porque minha avó, filha do Franz ía as missas, deve ter aprendido em casa sobre o catolicismo.
Obrigada mais uma vez e se tiveres mais dicas eu aceito. Grande abraço.
0 -
Bom dia,
Pesquisando aqui no FamilySearch, vi que antes de você adicionar os pais de seu bisavô na árvore, já havia um perfil de um Sebastian Traunfellner com o nome de seu filho excluído (mas que no histórico é possível descobrir que era, que no caso, se chamava Franz). Ou seja, alguém já teria criado o perfil de seu bisavô mas acabou excluindo. No perfil desse primeiro Sebastian (https://www.familysearch.org/tree/person/details/MGYS-DGF) consta que a última alteração foi feita pelo usuário Carlos Eduardo Matzenbacher. Ele disponibiliza o celular e o email no perfil, recomendo que mande uma mensagem ou um email para ele para descobrir se ele possui mais alguma informação.
No site www.genteam.at, apareceu um Franz Traunfellner, nascido em Krems também, porém dois anos antes. A fonte é um livro austríaco de genealogia, creio: https://digi.landesbibliothek.at/viewer/image/AC08513816_Verlustliste_Nr_0462/46/ não entendi muito bem como funciona, mas creio que haja algumas informações no início do livro sobre os índices. De qualquer modo, recomendo que crie uma conta no site, visto que há outras pessoas de nome Franz e sobrenome Traunfellner.
Se não me engano, após a Segunda Guerra, todo estrangeiro era obrigado a ter uma carteira de identificação que geralmente ficavam nas delegacias das capitais. Procure o departamento de imigração da capital de seu estado e creio que eles poderão te auxiliar.
Ah, outra coisa que pode ser útil, informe os nomes dos pais do Franz à diocese e eles podem procurar nos registros de falecimento também.
E infelizmente não há modo de descobrir os nomes dos pais do Sebastian e da Leopoldina com os documentos atuais. Os documentos que podem constar esses dados são a certidão de casamento deles (que pode estar na dicocese também), e os de falecimento (e os de batismo, também, mas que seriam muito mais difíceis de encontrar). E não dá pra saber se o Franz teve irmãos, mas recomendo que procure os acervos do Arquivo Nacional e do Martius-Staden, como listei no primeiro comentário, talvez sejam parentes, especialmente o do Arquivo Nacional, tem uma diferença de 2 anos para o Frank. Irmãos talvez?
Como a cidade é pequena e bem antiga, creio que se você mandar um email para a própria prefeitura da cidade, poderão te ajudar por meio do cemitério e dos registros civis. O site pra contato é https://www.langenlois.at/service/kontakt.html.
Boa sorte e forte abraço!
0 -
Nossa, Vinícius. Muito obrigada pela tua ajuda, clareou bastante. Já mandei os e-mails para todos esses lugares que tu me indicou. Me inscrevi no site na Áustria, agora vamos ver o que acontece. Escrevi um e-mail em português e coloquei pro google traduzir, espero que tenha ficado bom.
Agora vou mandar o email para a Prefeitura de Langenlois.
Te conto as novidades que descobrir. Ah e quanto ao Carlos Eduardo, mandei mensagem no family search para ele, mas não tive sucesso.
Obrigada, grande abraço
0