Página inicial› Ajuda do FamilySearch› Indexação

Ajuda com a leitura

edianepaula.ss
edianepaula.ss ✭
April 3 em Indexação

Preciso de ajuda para transcrever esse registro de casamento religioso de 1844! Meus pentavos estão aqui, mas a caligrafia antiga torna a leitura difícil.

"Aos 11/01/1844, na Santa Cruz da Barra de Acaraú, receberam-se em matrimônio com palavras de presente os nubentes Francisco Manoel de Souza, Dimiciana Maria de Santa Anna, dispensados no 3° grau de consanguinidade, (…) Vicente José Pereira de 24 de junho de 1843, (…) Joaquim Alves de Nóbrega, (…) José Victorino de Souza, e Albano José Silveira, (…)."

Minha duvida, Dimiciana era viuva de Vicente José Pereira?

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-9BC2-V9L?lang=pt&i=14

Francisco e Dimiciana.jpg
0

Respostas

• martsil2024
    martsil2024 ✭
    July 8

Olá Ediane, não consigo ler 100%, mas entendo o seguinte:

"Aos 11/01/1844, na Santa Cruz da Barra de Acaraú, receberam-se em matrimônio com palavras de presente os nubentes Francisco Manoel de Souza, Dimiciana Maria de Santa Anna, dispensados no 3° grau de consanguinidade, [cf. disposto] do R.do S.r [Vice …] Vicente José Pereira, de 24 de junho de 1843, de licença minha, com assistência do R.do Joaquim Alves de Nóbrega, e das test.as José Victorino de Souza, e Albano José Silveira, ao que tudo precendendo-se as formalidades do costume, logo tomaram as bênçãos, de que, para constar fiz o presente, que assino.

cf. > conforme
    R.do > reverendo
    test.as > testemunhas

Ou seja, o Vicente é um sacerdote. A data entendo ser a da dispensa matrimonial que autorizou os seus pentavós a se casarem, dispensando-os do impedimento de consanguinidade. Os livros das dispensas costumam ainda existir nas Cúrias e talvez estejam digitalizados aqui no FamilySearch.

0
Clear
No Groups Found

Categorias

• Todas as salas de discussão
  • 1.7K Ajuda do FamilySearch
  • 138 Questões gerais
  • 142 Questões Gerais de Pesquisa
  • 115 Centro do FamilySearch
  • 48 Conta do FamilySearch
  • 291 Árvore Familiar
  • 335 Procurar