Lista de Confiança
O FamilySearch é, sem dúvidas, o maior banco de dados mundial sobre genealogia, devido ao seu incomparável acervo de documentos.
Porém, uma coisa que me incomoda, é a necessidade de se criar duplicatas de pessoas vivas. Concordo plenamente com a preocupação em preservar a privacidade das pessoas.
Porém, consideremos a seguinte situação real:
-Somos 5 irmãos e temos nosso pai falecido e mãe viva. Se todos nós quisermos participar na árvore, teríamos que criar 5 duplicatas de minha mãe.
-Se cada um quiser incluir os irmãos, cada um criaria um perfil para os outros 4, além do próprio perfil de usuário.
-Só aí, já seriam 30 perfis para representar apenas 6 pessoas únicas.
-Agora, imaginem se tivéssemos pai e avós ainda vivos!
A ideia é implementar a possibilidade de o usuário que incluir uma pessoa viva, dar permissão a outros usuários de sua confiança, a compartilhar aquele mesmo perfil. Dessa forma, no meu exemplo, eu criaria o perfil para minha mãe e daria acesso a meus irmãos, filhos e outras pessoas em quem confio, a possibilidade de ver ou mesmo alterar o, então, único perfil de minha mãe.
Isso reduziria drasticamente a quantidade de duplicatas e a alocação desnecessária de IDs para suprir essas replicas.
Comentários
-
Perfeito, Luís, eu concordo plenamente com o seu questionamento. Na verdade, acessei a Comunidade exatamente para fazer essa sugestão. Farei em seguida, inclusive com alguns aspectos técnicos. Creio que bastam apenas algumas tabelas e relacionamentos a mais no banco de dados, que certamente consumiria muito menos recursos do que múltiplos registros da mesma pessoa. Até te peço para depois tentar localizar a minha sugestão e comentar, quem sabe ajuda a dar uma força.
1