Por que ocorre troca de sobrenome entre antepassados muito antigos?
Essa é a minha primeira pergunta, então não sei se estou no tópico correto.
Meus antepassados de 11ª e 10ª geração possuíam o sobrenome "Valadão" e da 9.ª geração possuía o sobrenome "Valadão 'Borrego' ", mas o filho dele, que foi o primeiro a sair de Portugal, possuía o sobrenome de "Flores" (que segue até hoje) enquanto os outros filhos dele possuíam o mesmo sobrenome.
Alguém sabe o por quê essa mudança ocorreu?
Melhor resposta
-
Boa noite,
Eu imagino que isso seja uma coisa particular de cada família. O que pode ter ocorrido na sua pode não ser o mesmo que ocorreu na minha. Vou te dar um exemplo do que ocorreu na minha.
Meus antepassados, Antonio Mendes de Vasconcellos e Beraniza Amelia da Sene, tiveram 10 filhos. Nove filhos tem o sobrenome Mendes de Vasconcellos e somente uma tem um sobrenome diferente. Essa filha foi criada pelo seu padrinho que não teve filhos e assim usava o sobrenome dele.
Nesse ramo da minha família foi este o caso. Em outro ramo, o sobrenome se modificou devido a imigração. Como seu sobrenome mudou de Valadão Borrego para Flores, imagino que o motivo não seja a imigração em si.
Na Itália, davam sobrenomes de coisas da natureza para crianças abandonadas, assim elas tinham algum sobrenome. Mas como vc conhece a geração anterior, isso não deve ser o caso.
Outro coisa que consigo pensar sobre isso poderia ser a origem do seu antepassado. Talvez a cidade ou região de onde ele veio faça menção a Flores e quando ele mudou para o Brasil tenha carregado o sobrenome assim.
São algumas ideais totalmente despretensiosas tá? Espero ter te dado alguma ideia
2
Respostas
-
@JulianaMFF , pelo que parece meu heptavô morava na Ilha das Flores em Portugal. Acredito que o nome seja uma homenagem referente a ilha. Interessante descobrir isso e todas as histórias por trás de tudo.
Fico feliz pela tua resposta, obrigado.
Abraços!
1 -
Nossa, muito feliz por ter ajudado! Boas pesquisas!
0 -
Olá Matheus.
Também sou descendente da mesma familia. Me parece que o sobrenome Flores foi adicionado como toponimico a familia, pela origem da familia da ilha, e que talvez, sugere que os familiares nao quiseram manter o sobrenome original. Nesta mesma linha, existe a opcao de nao ser Borrego, e sim Borreco, o que origina outro sobrenome na ilha.
Abrazos
0