Onde procurar o nascimento de alguém se não se tem mais fontes imagináveis para mim?
Boa noite a todos
Estou buscando o casamento, nascimento, óbito de meus tetravós Francisco Carneiro Cavalcante d'Albuquerque e Anna Bandeira de Mello. Eles tiveram a minha trisavó Rita de Cassia Albuquerque em 10/09/1851, em Nossa Senhora das Neves na Paraiba. Já Procurei em tudo qto foi local e não acho . As arquidioceses não encontram, o Vaticano não me ajuda, os livros não falam ... Meu Deus !!!! Alguém me dê uma luz.
Obrigada
Melhores respostas
-
Bom dia, Cristiane!
A senhora conseguiu o registro original de batismo de sua trisavó? Ou só o índice? Com o registro completo, pode haver outras informações como a Paróquia onde os pais nasceram ou onde casaram. A senhora também pode entrar em contato com o Arquivo Arquidiocesano da Arquiocese da Paraíba e perguntar se os registros de casamentos dos anos anteriores ao batismo existem.
Outra alternativa, que é mais difícil mas que pode talvez ser uma luz, é fazer uma genealogia "reversa", isto é, começar de alguém que a senhora acha que pode ser o ancestral do Francisco e então ir traçando a genealogia até ele. Digo isso pois imagino que o Francisco seja membro da família Cavalcante d'Abuquerque, talvez um primo-ancestral distante de João Pessoa, famoso político. Considerando o fato de ser uma antiga família tradicional do local, é provável que hajam genealogias já escritas e publicadas que possam lhe auxiliar.
Infelizmente, geralmente esses livros não estão disponíveis online, então recomendo que a sra. busque ligar em bibliotecas paraibanas que possam conter algum exemplar de livro de genealogia (Bibliotecas municipais, de universidades, etc).
Espero que tenha boa sorte em sua pesquisa!
1 -
Entendi, poxa, que pena... Realmente uma situação complicada. Pelo o que você diz, o Carneiro faz parte do nome dele sim, provavelmente o padre esqueceu de colocar o nome.
Recomendo que a senhora busque por correspondências no site da Hemeroteca Nacional Digital, http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx, que possui jornais antigos de várias cidades. Selecione pesquisar por "período", não escolha nenhum jornal e escreva o nome dos antepassados em questão. A senhora pode escolher vários períodos de 10 anos. Recomendo que busque por diferentes variações dos sobrenomes, como "Cavalcanti", "Di Albuquerque", "Cavalcanti Di Albuquerque" etc. É importante não selecionar o local para que a abrangência seja maior.
Tente buscar mesmo em outras cidades, pelo fato de ser uma grande família, qualquer eventual informação é válida.
No catálogo do FamilySearch há alguns livros de genealogia paraibana com alguns resultados separados para "Cavalcante" e "Albuquerque", mas que são restritos para acesso online.
1
Respostas
-
Eu fiz e faço tudo isso que vc me indicou. Nunca acho uma boa alma na Paraiba pra me ajudar qto a isso de livros. Eu tenho o registro completo da minha trisavó e fala dos pasdrinhos que são da familia Aranha. Já coloquei um monte de Aranha, Cavalcante de Albuquerque, Mello, Bandeira de Mello e até agora só tenho suposições. Vou nas memorias e tb digito o nome do meu tetravô Francisco Carneiro Cavalcante d'Albuquerque , com o Carneiro, seo o Carneiro, com o Cavalcante sem ele... enfim, só tenho nomes mas que eu não sei se é ele mesmo. No batismo da minha trisavó em cima do nome cavalcante esta escrito Carneiro . Não sei se o nome dele é com carneiro ou não.
Complicado...
Agradeço sua resposta e vou continuar pedindo a Deus que me oriente.
0 -
Bom dia, amigo
Eu já fiz isso essas buscas também na hemeroteca. Tudo qto foi forma de escrever e locais,bem como os períodos. Achei alguma coisa, mas o que eu preciso é da filiação. Eles tinham nomes parecidos, e até as esposa eram Conceição ou de Jesus... Aff. Falei com a santa casa de Misericórdia de João Pessoa, e eles me forneceram alguns nomes com Carneiro D'Albuquerque (sem o Cavalcante), mas todos os quatro falecidos tinham ingressado nos anos de 1736 a 1758,ou seja qualquer um deles pode ser avô do meu ancestral ou nada ser dele. Não tenho como provar nada. É lastimável e triste, pois terei que terminar minha pesquisa sem saber dos meus tetravós, que ao meu ver estão num período tão próximo!
Obrigada
Att
Lyris de Miranda
0