BISAVÓS PORTUGUESES COMO LOCALIZAR CERTIDÃO DE BATISMO E ÓBITO?
Bom dia! Me chamo Marta Diniz Paulo, brasileira, neta de JOSÉ DINIZ PAULO, nascido em Regueira de Pontes, Leiria, em 09.09.1886, filho de LUIZ DINIZ PAULO e JOAQUINA ALVES MENDES. Tendo achado a certidão de batismo, achei também o registro de seu passaporte, de 22.03.1912, com 25 anos, quando migrou para o Brasil, Rio de Janeiro. Por acaso, descobri também um passaporte do irmão dele, LUIS DINIS PAULO JUNIOR, de 1913, com 23 anos, que também migrou para o Brasil, Santos. Como não disponho de datas, como posso localizar certidões de batismo e óbito dos meus bisavós e a certidão de batismo desse tio-avô? Grata
答え
-
Sua melhor opção seria localizar o casamento dele. Isso lhe dará cinco nomes dos pais dele e ajudará a estimar melhor o ano de nascimento dele. Depois de ter um ano estimado de nascimento e os nomes dos pais dele, você pode procurar o registro de nascimento / batismo.
0 -
Se já sabe de onde ele é, está fácil.
Va no site www.tombo.pt e siga esta ordem para chegar nos registros.
na coluna do lado esquerdo clique em Leiria, depois, Leiria novamente e depois Regueira de Pontes.
aqui encontrará os registros online desse local.
procure os registros pelas datas prováveis de batismo do seu avô e do casamento dos pais dele.
0 -
Só para te dar uma ajudinha, este é o batismo dele. Imagem 97, do livro de batismos, seguindo a sequência que expliquei acima.
esta aqui abaixo, é o casamento dos pais dele. Imagem 66 no tombo.
Este abaixo e de um primo dele
Talvez ele tenha tido algum irmão antes dele, mas com certeza teve irmãos nascidos após ele.
espero ter ajudado e boa pesquisa.
0 -
Muito obrigadaaaaa! Estou emocionada! Comecei essa pesquisa bem jovem quando ainda não tínhamos acesso a internet e arquivos digitalizados, então não sabia como procurar nem onde, pois não dispunha de datas, nem de qual cidade portuguesa era meu avô, seu embarque em Portugal, chegada ao Brasil, porto de origem ou nome do vapor. Trabalhei muito tempo nos registros de entrada de estrangeiros no Brasil no arquivo nacional com livros antigos dos vapores, muitas vezes ilegíveis e danificados pela ação do tempo. Só tenho uma foto antiga dele com minha avó brasileira onde ele deveria ter por volta de 70 anos. Não sei nada sobre seu falecimento, onde e quando. Hoje, agradeço pela gentil colaboração de todos que me ajudaram nessa descoberta. Próximo passo é identificar data exata da entrada no país, vapor, óbito (não sei se foi no Brasil), registros do deferimento do passaporte e visto (onde tem uma breve descrição física), a ficha consular (que provavelmente possui foto), identidade, RNE. Gratidão!
0