procuro certidão de nascimento de Piedade dos anjos, nascida em 9/11/11892 em Pinhel, guarda, Portug
Já fiz várias buscas nos arq distritais da guarda, mas não encontro. talvez esteja procurando em lugar errado?
答え
-
Olá, Carla.
Pinhel é um Concelho com várias freguesias, inclusive uma das freguesias tem o nome de Pinhel, então talvez tenhas que procurar em algum registros, se além de Pinhel, eles seriam de outro lugar. Tenta ver se alguém lembra do santo que eles seguiam, pois pode ser uma dica do santo padroeiro de onde eles vinham ou se eles mencionavam um lugar além de Pinhel. Aí, procura primeiro pelos Oragos das freguesias existentes no concelho de Pinhel.
Também começo pelas freguesias adjacentes, quando não encontro na primeira opção.
Freguesias do Conselho de Pinhel, Guarda:
Outra coisa, muitas vezes, as datas de nascimento estão incorretas, não só o dia e o mês, mas também o ano. No caso do nome dela ser Piedade, também é bom procurar por Maria da Piedade, caso o batismo tenha sido feito assim.
Procurei pelos dois nomes. Cheguei em Freixedas por causa dos inventários de óbito, mas os pais dela não tiveram filhos na freguesia de Freixedas, Pinhel. Já fiz a busca entre 1880 e 1895.
Não encontrei o batismo da Piedade ainda, mas encontrei outras coisas que talvez te ajudem:
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1163693
este link é informação acerca do inventário do Bernardino ****, esposa da Piedade e o abaixo, talvez seja dos pais dela:
https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1163758
Você pode fazer o pedido de reprodução digital pelo site, provavelmente vão te cobrar, mas pode ter informações valiosas ali.
Também procurei o casamento dela em Freixedas, mas todos os registros posteriores a 1910, ainda estão na Conservatória do Registro Civil e é necessário escrever por e-mail para lá, pedindo a procura e a digitalização dos registros. Eu pediria o registro de casamento dela e o falecimento dos pais e do marido. Eles têm tudo no computador e conseguem com os nomes descobrir a freguesia exata de naturalidade.
Conservatória do Registo Civil da Guarda
R. Vasco Gama 4 – R/C
6300-772 Guarda
Telefone: 271210380 Fax: 271210389
Guarda – Guarda – Portugal
rc.guarda@dgrn.mj.pt
Encontrei o óbito dela no Brasil e a certidão de batismo do pai dela.
No distrito da Guarda, apenas encontrei indicação dos inventários, já que os registros de Passaporte do governo civil da Guarda, não estão disponíveis ainda online, dentro da data que ela e os filhos vieram para o Brasil, que foi após o falecimento do marido.
Espero que isto ajude,
Lúcia Fernandes
0 -
Boa tarde,
Se souber a freguesia ser-lhe-á muito mais fácil. Experimente aqui: https://tombo.pt/m/pnh só tem de escolher a freguesia do seu lado esquerdo e procurar na data que já tem. Se não souber a freguesia terá de procurar em cada uma das freguesias.
0 -
Mais uma vez te agradeço! Tenho bastante material agora para seguir na pesquisa. A Piedade tinha um filho que ficou em Portugal e que se correspondia com minha mãe. Foi quando encontrei essas cartas que comecei essa pesquisa. E encontrei o filho desse primo que está vivo e logo vou conhecê-lo. A casa desse primo fica em Carvalhal do Atalaia, mas em sua certidão ele aparece como natural da freguesia de Freixedas, concelho de Pinhel. Ele é um dos filhos mais velhos de Piedade, eu acho.
0