Procuro certidão de nascimento/batismo da minha bisavó portuguesa Leonilda dos Santos, nascida em Pi
答え
-
Boa noite Carla.
Eu encontrei alguns documentos no site ( nos portugueses) e pode também enviar email para a conservatória onde ela nasceu.
Espero ter ajudado.
Nilton
0 -
Carla,
como falei no outro e-mail, por vezes as datas não são exatamente as que temos e há que procurar pelas freguesias corretas, para não ter que ver todo o concelho ou distrito.
Mas acredito que consigo te ajudar um pouco mais aqui:
São Martinho, Freixedas, Pinhel, Guarda, Portugal
Leonilda
Batismo: 11 Dez 1879
Nascimento: 15 Nov 1879
Filha de: Francisco de Oliveira e Rosa dos Santos
Neta Paterna: José António e Luiza da Silva
Neta Materna: José Gonçalves e Maria dos Santos
Padrinho: Jesuíno Gonçalves (tio materno da batizada)
Todos naturais e recebidos (casamento) na freguesia de Granja, Trancoso, Guarda, Portugal
Bom trabalho,
Lúcia Fernandes
0 -
Olá Lúcia, te agradeço imensamente!! Gostaria de saber como chegou nessa certidão, porque eu procurei muito,encontrei vários irmãos de Leonilda que nem imaginava que existiam, menos a certidão dela.
0 -
O mesmo acontece com meu bisavô Francisco de Oliveira casado com Rosa dos Santos. Sei que existem as certidões de nascimento de ambos, casamento e óbito de Francisco, mas não consigo encontrar.
0 -
Na verdade, eu comecei procurando a Piedade, pois no inventário de óbito do marido dela, o Bernardino, faz menção a Freixedas, Pinhel e como não a encontrei, continuei olhando os livros inteiros. Só que sempre dou uma margem maior nas datas e foi em Freixedas que a encontrei.
Este é o link dos registros online do tombo.pt:
0 -
Para este casal, precisas seguir a referência do batismo dos filhos, que diz serem eles da Granja, Trancoso, Guarda, Portugal. Este é o link:
Sempre que procurares registros pelo tombo.pt, precisas seguir uma ordem para escolher o registro:
Distrito
Concelho
Freguesia
Por exemplo:
Guarda (Distrito), Pinhel ( Concelho), Freixedas (Freguesia)
e
Guarda (Distrito), Trancoso ( Concelho), Granja (Freguesia)
E depois é só rolar a página para ver batismos, casamentos, óbitos, perfilhações, mistos, etc e escolher a data que queres ver.
Muitas vezes, na página principal de cada Distrito, ao rolar a página, encontramos registros de passaporte.
Mas é sempre bom ir na página do Arquivo Distrital desejado e ir em ‘pesquisa’, talvez já haja registros indexados.
0 -
Já te adianto que não existe registro online de casamento para o Francisco, vi o que há de 1848 a 1857. E depois não há mais registros. Eles provavelmente casaram entre 1858 e 1862.
Estou vendo se consigo os batismos deles. Há medida que vou encontrando, vou alterando na árvore do familysearch, mas aviso-te quando souber de algo.
0 -
Então encontrei a certidão de casamento do Francisco misturada num livro de óbitos.
Encontrei o batismo do Francisco e da Rosa. Já anexei as imagens deles e dos irmãos. Vou inserir os dados na árvore e depois é contigo.
Infelizmente, os registros de casamentos do país deles estão danificados e não consegui a certidão, mas como encontrei todos os filhos, é possível chegar numa data aproximada.
Para encontrar os registros pelo familysearch:
https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=M8M8-NZW%3A221691201%3Fcc%3D1928588
e pelo tombo:
Lembrando de seguir a sequência:
escolhe distrito, conselho e depois freguesia.
no familysearch também precisa clicar na paróquia
Organizei o máximo que consegui na tua árvore e também resolvi algumas duplicações, agora é só dar seguimento à pesquisa.
Às vezes este trabalho é cansativo e desafiador, mas continua a tentar.
Adorei esta oportunidade, mas agora é só prosseguires.
Tinha enviado um outro e-mail, que aparentemente está com revisão pendente, mas quando receberes, deve te ajudar bastante.
Lúcia Fernandes
0 -
Terminei de colocar o que encontrei. Para continuares a busca é só seguir os links acima do familysearch ou do tombo.pt, lembrando sempre de seguir a ordem distrito, concelho, freguesia.
Deixei as freguesias bem anotadas nos detalhes de cada pessoa que mexi na árvore.
Repara que alguns ancestrais são de outras freguesias. Geralmente os casamentos aconteciam na freguesia da noiva, mas há exceções. Caso o casal seja de freguesias diferentes, é bom procurar o casamento na freguesia de nascimento dos filhos, pois talvez tenham mudado para lá e se conheceram ali.
Cresceu um pouquinho...
Esta árvore cruzou com mais duas árvores de imigrantes para o Brasil, talvez encontres mais parentes.
Boas pesquisas!
0